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Inbound Marketing e Outbound Marketing: Como funcionam e quais suas principais diferenças
Imagem reprodução Google
07 ago 2018

Inbound Marketing e Outbound Marketing: Como funcionam e quais suas principais diferenças

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Relacionamento, é uma forma atualizada de fazer o tradicional Marketing, também chamado de Outbound Marketing.

No passado o Marketing era um conjunto de estratégias que criava o desejo em potenciais clientes em ter determinado produto ou serviço e isso era feito por meio dos 4P’s: Produto, Praça, Promoção e Preço. Existia a propaganda focada no produto, em sua divulgação em determinadas praças, nos tipos de anúncios e em estratégias de preços competitivos.

Com o Inbound Marketing o foco passou a ser a necessidade do cliente. Com a internet ficou mais fácil visualizar a jornada de compra do cliente. E, diferentemente do que acontecia no passado, onde as marcas encantavam com seus produtos, hoje em dia os clientes buscam informações reais, sobre produtos que vão ajudar a “solucionar” seus problemas.

Destacamos as principais diferenças entre essas duas vertentes para que fique mais fácil entender e escolher a melhor estratégia para a sua empresa:

Comunicação direta e lúdica x Comunicação indireta e informativa

No Outbound Marketing a comunicação é direta e remete sempre à marca e ao produto, destacando diferenciais e apostando em diversos tipos de anúncios, atingindo uma grande parcela de seu público, sem pedir licença para entrar na vida do consumidor. As mídias também são diferenciadas, o Outbound aposta em TV, Rádio, Pop-ups, Jornal, Revista e PDV (ponto de venda).

Já o Inbound Marketing é feito com uma comunicação indireta, para que sua empresa esteja preparada para quando o cliente precisar de você. Dados mostram que muitas compras atualmente começam pelo estudo das pessoas sobre o produto ou serviço de seu interesse, em artigos na internet. Por isso, o conteúdo é essencial nesse formato de marketing. Demonstrar expertise em todos os temas que envolvem o seu produto ou seu serviço fará com que seu público acabe encontrando seus produtos e relacionando-os com as soluções que ele precisa. Para que uma estratégia de Inbound tenha sucesso o investimento maior será em: Palavras-chave, SEO, Redes Sociais, Site, Blog e anúncios em mídias tradicionais que conversem com esses novos formatos.

Custo x Benefícios

Neste tópico é preciso ter cuidado, muitos profissionais afirmam que o Inbound Marketing é infinitamente mais barato do que o Outbound, mas está informação não é necessariamente real.

O que acontece é que, os investimentos em Outbound são mais caros, mas você pode investir a mesma quantidade em Inbound e ter o mesmo gasto. A maior diferença é a forma de acompanhar os resultados. É possível, com as métricas disponíveis em meios digitais, utilizados no Inbound, acompanhar o desempenho do seu investimento e ir “atualizando a rota”, para que todo o seu dinheiro seja gasto da melhor forma possível.

Porém, com os investimentos de Outbound, com um comercial no horário nobre da TV, por exemplo, os resultados chegam muito mais rápido, porque o impacto é maior, já com Inbound a nutrição da sua estratégia é demorada e deve ser constante. No segundo caso é, de fato, um relacionamento, que vai gerar lucros e resultados a longo prazo.

Publicidade x Conteúdo

Um tópico não exclui o outro, mas eles estão presentes de forma diferente nos dois tipos de Marketing.

A publicidade e sua mensagem direta de venda e propaganda de um produto ou serviço, estão mais relacionados ao Outbound Marketing. Já a informação e o conteúdo, que englobam as formas mais eficazes de interagir com o seu potencial público, são utilizados em estratégias de Inbound Marketing.

O ideal é o equilíbrio entre ambos, uma agência de comunicação ou profissionais especializados podem ajudar a planejar e executar as ações mais assertivas para cada campanha que sua empresa deseje lançar.

O importante aqui é saber que, mesmo que você seja um optante pelo Marketing tradicional, em algum momento o relacionamento com seu cliente terá de ser estreitado, pois, como dissemos no início, a mudança aconteceu pela necessidade em reconquistar um público que está a cada dia mais criterioso e menos fiel.

 

O que tiramos de conclusão destas comparações é que não é mais possível seguir apenas com Outbound Marketing, a integração de ambos os formatos é a chance mais real que sua empresa terá em se tornar referência em seu mercado.

E não se engane, mesmo em negócios B2B a interação e o conteúdo são necessários, porque se tornam um diferencial para que as empresas enxerguem além de seus serviços. A utilização de inovações digitais e tecnológicas, mostra uma força na sua marca e na sua forma de planejar o futuro do seu negócio.

Se sua empresa estiver precisando desta atualização e de um planejamento para adentrar as portas do Inbound Marketing, não hesite em entrar em contato. A Nell Comunicação tem mais de 11 anos de atuação, trabalhando com comunicação 360º, integrando estratégias tradicionais e novidades do mercado de publicidade e marketing.

Nossos clientes de Comércio Exterior e Logística comprovam a parte do artigo que sinaliza que empresas que vendem para empresas também devem apostar em novas estratégias.

Venha tomar um café com a gente para falarmos sobre todas as suas opções.

 

 

 

 

 

 

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