Conteúdo Principal
Dicionário da Logística e Comércio Exterior para ranquear a sua empresa no Google
19 set 2019

Dicionário da Logística e Comércio Exterior para ranquear a sua empresa no Google

São muitos as expressões usadas para logística e comércio exterior, que podem gerar dúvidas, principalmente, para os que acabaram de adentrar neste vasto mundo de siglas e termos.

Atualmente para manter presença online, não basta apenas criar site e mídias sociais, é preciso trabalhar muito bem as palavras-chaves e ocupar as primeiras posições no Google. Com os termos que você irá acompanhar no decorrer do texto, há grande possibilidade de conseguir ranquear o seu conteúdo.

Por mais que seja um objetivo bastante específico, aprender sobre este tema é enriquecedor em várias frentes. Como por exemplo no marketing da empresa, para criar peças criativas ou até mesmo orientar os profissionais que tem dúvidas quanto aos termos e siglas.

Então aproveite o texto!

Dicionário de Logística e Comércio Exterior

Agora é hora de pegar o caderno, celular, ou qualquer coisa para anotar, pois, há uma série de palavras que você precisa memorizar! Algumas delas provavelmente, serão usadas diariamente em Google Ads ou estratégias de campanha.

Demurrage: aqui se trata de uma multa determinada por contrato, a ser paga pelo contratante de um navio.

Desembaraço Aduaneiro: este processo se dá quando você importa um produto e precisa verificar se ele está regularizado. Como acontece na Alfândega.

Proforma Invoice: é uma espécie de rascunho da nota fiscal para transações internacionais. Neste documento, você tem os detalhes do produto que pretende adquirir.

SISCOMEX: sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior. Serve para acompanhamento e controle das operações, em dados fornecidos por três categorias: Secretária de Comércio Exterior, Secretária da Receita Federal e Banco Central do Brasil.

Transit Time: tempo de trânsito de uma mercadoria de um local a outro.

Hub: ponto central para coletar, separar e distribuir as remessas para regiões específicas.  

Centro de Distribuição (CD): são armazéns localizados em regiões estratégicas e geralmente possuem uma grande quantidade de estoque. Vale ressaltar que, existem diferenças marcantes entre CD e Centro de Armazenamento.

ERP: sistema de gestão empresarial que possui múltiplas funções para auxiliar gestores e empreendedores a gerirem seus negócios.

FIFO: sigla em inglês para “first in, first out”. Serve para produtos perecíveis e como a própria sigla diz: o primeiro produto a entrar, é o primeiro a sair.

Kaizen: palavra originária do Japão, que conceitualmente, preza por aprimorar processos dentro da empresa.

LIFO: sigla em inglês que significa “last in, first out”. Segue o pressuposto do FIFO, mas com a diferença de que o último produto a entrar, é o primeiro a sair.

Supply Chain: popularmente conhecida como cadeia de suprimentos. Compreende o conjunto de fornecedores, recursos e pessoas que são fundamentais para processos de criação, fabricação, desenvolvimento e entrega das mercadoras de uma empresa.

NVOCC: operador de transporte marítimo sem embarcação.

Modais: tipos de transportes existentes.

Siglas curiosas sobre Logística e Comércio Exterior

Todo ramo de atuação possui suas próprias particularidades, não é diferente quando falamos de logística e comércio exterior. Há alguns nomes peculiares utilizados cotidianamente por profissionais do meio. Conheça alguns deles:

Dolly ou Romeu e Julieta: reboque com uma quinta roda, usada para converter um semirreboque em reboque.

Manicaca: nome utilizado para pilotos de avião que não são hábeis.

Rechego: expressão utilizada em portos que caracteriza a movimentação de cargas entre pátios, através de tratores.

Trapiche: armazém de mercadorias junto ao cais.

Calado: indica a profundidade em que o navio está submerso na água.

Barbeiro: utilizado para motoristas de transporte rodoviário que não são hábeis na pista.

Como a Nell Comunicação pode te ajudar com a logística e comércio exterior

Nossa agência de Marketing e Eventos está no mercado há 10 anos oferecendo as melhores soluções para impulsionar o seu negócio. A curadoria de conteúdo engloba textos bem elaborados, redes sociais, e-mail marketing e muito mais.

Todos os termos técnicos que mostramos agora, são utilizados pela nossa equipe, que domina amplamente o tema.

Venha tomar um café com a gente e iremos propor uma solução criativa para a sua empresa. 😉

Posts Relacionados

O cliente escreve! Johnni Lemke e Priscila Mazoni os responsáveis das áreas de marketing e Long Tail da Total Express

No último post do “Cliente Escreve” conhecemos um pouco mais sobre a relação da Nell...

Imagem reprodução Google

Inbound Marketing e Outbound Marketing: Como funcionam e quais suas principais diferenças

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Relacionamento, é uma forma atualizada de fazer o...

Marketing de Conteúdo

Quando pensamos em marketing digital, a grande maioria das estratégias estão relacionadas ao conteúdo. Ou...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*