Conteúdo Principal
Branding: a Gestão Perfeita da sua Marca
04 set 2018

Branding: a Gestão Perfeita da sua Marca

Branding é um termo muito famoso quando se trata de publicidade e marketing, mas nem todo mundo entende perfeitamente como ele pode ser utilizado na divulgação de uma marca. O Branding envolve, desde a criação da marca, até o planejamento de ações cotidianas de marketing e comunicação.

Do que é formado o Branding?

Branding é um mix que engloba: a criação e o conceito da sua marca, sua identidade visual, seu posicionamento no mercado, seu planejamento de ações e as suas as estratégias de divulgação. Com a execução correta deste conjunto você encontra a gestão ideal para a sua marca.

Será que você está tratando bem a marca do seu negócio?

Esta é uma dúvida que muitos empresários e diretores de empresa carregam. Primeiramente é preciso entender o valor de uma marca. Ela não se resume ao logotipo, ao slogan, às cores utilizadas ou ao site da empresa.

Sua marca é tudo o que remete ao seu negócio e seus produtos, por isso a gestão de todas essas peças é fundamental para o sucesso e a boa propagação da sua oferta no mercado. É importante falarmos sobre o DNA da marca, pois o conjunto inicial do seu Branding, que cria a sua identidade, deve se manter, ou seja, mesmo com campanhas de temas variados e sazonais ou com propagandas “diferentonas”, sua marca deve ter algo que a defina e faça com que seu público saiba que o seu negócio está por trás daquela comunicação.

Isso é o que chamamos de DNA da marca, as escolhas do início da sua marca se perpetuando e dando o toque único a tudo o que você definir como estratégia de marketing.

Identificação, representatividade e empatia

Essas três palavras dizem muito quando falamos de marca. Isso porque seus produtos são comprados por que representam algo para o seu público, seus serviços entregam também a sua filosofia e os valores divulgados em seu site ou no seu manual da marca, estão vivos e pulsantes em tudo o que você oferece ao seu consumidor.

Sua meta deve ser a presença constante na mente do seu consumidor e isso não é nada fácil com a grande concorrência em qualquer mercado atualmente. Você deve ser uma solução, uma alternativa eficaz para entregar produtos e serviços que façam sentido para o dia a dia de seus clientes.

O Branding é importante para que o consumidor se torne cliente pela identificação com a empresa, e com a marca e isso só acontece com a boa gestão das ações e da manutenção constante delas. Em contrapartida é preciso fazer estudos de mercado e de público-alvo, para que a linguagem utilizada na comunicação seja adequada.

Desta forma seu público estará sempre próximo e se sentirá confortável em falar sobre você e divulgar de forma “orgânica” a sua marca, apenas com o que se chamava antigamente de boca a boca.

Como fazer o Branding acontecer?

Dentro do planejamento de Branding existem alguns pilares essenciais que podem ser executados pelos setores de Marketing e Criação da sua empresa, envolvendo um pouco de Conteúdo e TI, ou ainda, feitos por uma agência de comunicação especializada no assunto.

No site da Nell, por exemplo, identificamos os passos iniciais para o Branding (a alma do seu negócio) e definimos como: “Objetivamente, uma ciência de construção e gerenciamento de marcas, uma experiência completa entre a marca e o consumidor, integrada à sociedade”.

Essas são algumas sugestões de como começar:

  • Criação de logotipo;
  • Identidade visual;
  • Criação de cartões de visita e papelaria;
  • Criação de mascotes e personagens;
  • Envelopamento de frota e adesivação de veículos;
  • Desenvolvimento de conteúdo para site;
  • Desenvolvimento de conteúdo para redes sociais;
  • Criação de brindes personalizados.

Esses são alguns dos tópicos que vão ajudar a dar corpo e vida para a sua marca, com a ajuda do Branding.

Sucesso e reconhecimento da marca

Se você já passou pelos passos iniciais, agora precisa identificar se sua marca é reconhecida e se está no caminho certo, é possível conseguir essas respostas por meio de indicadores e pesquisas.

Você precisa descobrir se a sua marca está:

  • Representada de forma autêntica. Para que isso aconteça defina valores objetivos e de fácil entendimento.
  • Sendo relevante na vida de seus consumidores.
  • Se destacando diante da concorrência.
  • Sempre presente nos locais onde seu público-alvo está ou acessa.
  • Sendo entendida e dizendo claramente a que veio e o que propõe.
  • Atendendo às expectativas.

Com essas respostas você conseguirá medir o seu sucesso. E como no tópico anterior, você pode contar com a ajuda de uma agência ou consultoria em marketing com experiência em Branding, para que seus esforços sejam revertidos na gestão perfeita da sua marca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Você sabe se comunicar de forma eficaz com seu público-alvo?

Com os inúmeros formatos e canais disponíveis para comunicação com seus prospects e potenciais clientes,...

O Cliente escreve! Conheça Lourenço Malanga – Head de Marketing da Hamburg Sud e Aliança Navegação e Logística

Novo quadro da Nell Comunicação! A relação cliente-empresa vai muito além do que apenas demandar...

A sua empresa está preparada para o Marketing 4.0?

O Marketing já passou por diversas transições ao longo dos anos, isso porque está sempre...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*