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5 dicas para impulsionar suas vendas através do Marketing de Conteúdo
marketing comercio exterior
29 maio 2020

5 dicas para impulsionar suas vendas através do Marketing de Conteúdo

Uma das maneiras atuais de aumentar a quantidade de clientes e, consequentemente, o lucro das empresas é através de técnicas do Marketing de Conteúdo. Neste texto, você ainda confere algumas aplicações para quem trabalha nos segmentos de Logística e Comércio Exterior.

 Antes de tudo, é necessário entender que o Marketing de Conteúdo é uma das vertentes do Marketing, que enfoca a estratégia de atrair, gerar valor e transformar seu público alvo em cliente do seu negócio. 

1. Defina sua persona

É de extrema importância que você entenda para quem quer vender determinado serviço de entrega rápida, por exemplo, e nós fazemos isso através da criação de uma Persona.

Qual a idade média do seu público alvo? Onde que ele se encontra? Qual o tamanho da empresa dele? Quantas entregas ele faz por mês? Quais as necessidades que ele tem? Todas essas perguntas e outras te ajudam a criar um perfil de público alvo ideal – o que nós chamamos de Persona. 

Assim, você pode direcionar a Comunicação da sua empresa para falar diretamente com esse cliente e passar a influenciá-lo a fim de que ele contrate os seus serviços.

2. Domine o assunto

Ninguém melhor para entender do seu negócio melhor do que você mesmo, não é? Então, nessa hora, sua equipe de Marketing ou agência contratada para realizar o serviço precisa definir quais assuntos vão ser tratados com os seus clientes.

Através de plataformas específicas, é possível também separar esses clientes em grupos que demandam entregas gigantescas ou entregas de pequenas quantidades, por exemplo. E assim você consegue criar conteúdos específicos para cada um deles. 3

3. Um objetivo por estratégia

Não adianta encher seu cliente com muito conteúdo ou querer que ele compre um serviço milionário após receber um e-mail gigantesco. Separe os conteúdos em pequenos drops de informação e forneça isso de forma gradual para o seu público alvo. Estipule uma meta de enviar uma informação dessa por semana, por exemplo, e crie essa relação de confiança gradualmente, sem correr o risco de ser rejeitado.

Além do mais, tenha um objetivo definido para cada informação que seja entregue ao cliente. Você quer que ele conheça um produto ou serviço novo? Quer que ele solicite um orçamento? Quer que ele entre em contato com um vendedor? 

Esses objetivos podem ainda ficar explícitos na sua mensagem através do que chamamos de CTA (Call To Action, chamada para ação em português), que pode aparecer em qualquer parte do seu texto para estimular o seu cliente.

4. Escolha a plataforma certa

Não é porque existem 20 tipos de redes sociais diferentes que a sua empresa precisa estar em todas elas. Na hora de identificar a sua persona, uma estratégia de Marketing de Conteúdo muito positiva é identificar em qual ou quais redes sociais o seu público está presente, e o Blog pode te ajudar a encontrar essa Persona.

Através de um Blog, por exemplo, você consegue criar conteúdos que sejam realmente efetivos e que atraiam o seu público alvo. Pode oferecer ainda iscas, como E-books, que captem a atenção dele e o faça querer se relacionar com a sua empresa. Todas essas estratégias de Marketing de Conteúdo somam na hora de realizar a conversão.

5. Aposte em textos atrativos

A escrita correta, no que diz respeito a passar a mensagem de forma clara e concisa para o seu público alvo, é tão importante e merece a mesma atenção que todos os tópicos citados acima. Saber as palavras que chamam a atenção da sua Persona ajudam ainda a melhorar sua posição dentro dos mecanismos de busca.

SEO é o nome que se dá para essas técnicas de otimização sobre expressões que o seu cliente anda procurando na internet. “Logística”, “entrega expressa”, “transporte marítimo”, “dropshipping”, “grandes volumes” e muitas outras palavras que têm a ver com o seu negócio precisam estar no seu texto!

Algumas empresas facilitam esse processo de contato com o cliente, e a Nell é uma delas, especialmente por ter experiência na área de Marketing voltado para empresas de Logística e Comércio Exterior. Se você gostou do que viu e quer começar a implantar agora mesmo, entre em contato com a gente!

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